Saiba como a falta de diagnóstico da perda auditiva aumenta isolamento social em idosos

idoso-isolamento-2

Recentemente um estudo realizado pela Universidade de Columbia Britânica, no Canadá, revelou que perda auditiva quando não diagnosticada e não tratada está associada a um aumento significante de risco de isolamento social nas pessoas entre 60 e 69 anos de idade. Os pesquisadores revelaram que para cada queda de 10 dB (decibéis), na sensibilidade da audição, o aumento de  risco de isolamento social é de cerca de 52% maior.

O envelhecimento natural é uma das principais causas da perda auditiva e traz diversas consequências para a vida do idoso. O ouvido, além de ser responsável pela nossa audição, também é muito importante na manutenção do nosso equilíbrio e na nossa vida social. Quando um idoso começa a perder sua capacidade auditiva e não recebe acompanhamento entra em um processo de isolamento, frustração, depressão, entre outros problemas psicológicos.

A perda auditiva gera distúrbios de comunicação que torna atividades como conversar, expressar opinião e pedir informações tarefas complicadas. Por esse motivo, muitos idosos chegam a fingir que estão entendendo e com o tempo vão perdendo o interesse de interagir. A fala também acaba sendo comprometida e a tendência é piorar ainda mais, conforme a perda auditiva, sem tratamento, for aumentando.

De acordo com o estudo citado da Universidade de Columbia Britânica, é preciso ficar alerta quanto a importância de evitar o isolamento social, pois foi comprovado que a taxa de mortalidade por essa razão apresenta impactos semelhantes a de fumantes e consumidores de bebida alcoólica.

Por fim, o estudo concluiu que o uso de aparelho auditivo combate a aceleração da perda auditiva, uma vez que as pessoas com problemas auditivos, usuárias de aparelho auditivo, conseguem manter um nível cognitivo semelhante às pessoas sem perda auditiva, pois não haverá avanços nas consequências e sintomas da perda auditiva.

Saiba mais como ajudar o seu familiar com perda auditiva, descubra na Ouvir Mais as vantagens do uso do aparelho auditivo.  Preencha o formulário no site e nossa equipe de profissionais entrará em contato para um atendimento personalizado.