Aproveite o verão sem dores no ouvido

verao

Com a chegada do verão aumenta bastante a procura por banhos de mar ou piscina e é por causa deste aumento que surge um grande alerta: proteger os ouvidos para evitar otites. Mas você sabe o que é uma otite? No verão a mais comum é a otite externa que causa inflamação na pele do canal auditivo pela exposição excessiva ao calor, maior contato com a água e a falta de higiene correta no ouvido. A otite geralmente se manifesta por que a água que entra no canal auditivo fica retida e torna o ambiente propício para que os fungos e as bactérias presentes na água se proliferem, causando uma infecção no canal externo dos ouvidos.

Essas infecções causam muita dor de ouvido e outros incômodos. Quando não tratada corretamente pode levar a se tornar um problema crônico e resultar em frequentes recorrências de infecções agudas que podem levar até mesmo à perda auditiva.

Para se proteger das otites é importante evitar a entrada de água nos ouvidos e por isso o ideal é sempre utilizar protetores auriculares. Também separamos alguns cuidados para ajudar a se proteger nos momentos de lazer:

É importante secar os ouvidos com a ponta e de uma toalha após nadar. Caso sinta a presença de água dentro do conduto, a sugestão é deitar a cabeça para o lado e encostar a orelha em uma toalha para que o líquido possa sair;

Nunca pingar nada no ouvido além dos remédios recomendados por médicos;

Ao limpar os ouvidos com hastes flexíveis lembre-se que elas servem apenas para limpar a parte externa, e não devem ser introduzidas no canal auditivo nunca;

Ao perceber qualquer sinal de secreção no ouvido, que pode ser escura ou amarelada, procure imediatamente ajuda de um especialista.

Ao sentir qualquer dor ou incômodo no ouvido procure de imediato um otorrinolaringologista. É importante para saber se existem outras doenças ligadas a presença de dor ou à otite externa e somente o médico poderá confirmar o diagnóstico e o tratamento mais correto.

Para saber mais sobre o cuidado com a sua audição conheça a Ouvir Mais.  Preencha o formulário no site e nossa equipe de profissionais entrará em contato para um atendimento personalizado.