Perguntas Frequentes

O QUE É PERDA AUDITIVA?

É a diminuição da audição com redução da capacidade de percepção dos sons e dificuldade de compreensão das palavras. Este comprometimento pode variar de acordo com o grau que pode ser leve, moderado, severo ou profundo.

O QUE CAUSA PERDA AUDITIVA?

Entre os problemas mais comuns encontramos, exposição prolongada a ruídos e sons muito elevados; otites repetitivas; hereditariedade; medicamentos; trauma acústico e presbiacusia (perda de audição relacionada à idade).

QUAIS OS TIPOS DE PERDA AUDITIVA

– Perda Auditiva Neurossensorial: É causada, em sua maioria, por lesão das células ciliadas da cóclea. Estas células não se recuperam, nem podem ser clinicamente tratadas, logo é uma perda irreversível. O avanço da tecnologia dos aparelhos auditivos permite que à maioria dos pacientes com esse tipo de perda sejam beneficiados significativamente.

– Perda Auditiva Condutiva: É causada por algum bloqueio na orelha externa ou média que impede a passagem correta do som até as células ciliadas que ficam no ouvido interno. Como por exemplo, rolha de cera, infecções na orelha média (otite) entre outros. Em alguns casos são reversíveis por meio de medicamentos e cirurgias. Em outros casos o uso de aparelhos auditivos também é indicado.

– Perdas auditivas mistas: Ocorre quando há problemas tanto no ouvido externo/médio quanto no ouvido interno, misturando sintomas da perda neurossensorial e da perda condutiva. Podem ser tratadas com aparelhos auditivos e se necessário medicamentos e cirurgias.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA PERDA AUDITIVA?

• Não compreender as conversas;

• Perda de confiança;

• Evitar reuniões com várias pessoas, ocasiões sociais ou reuniões familiares quando a não consegue compreender;

• Pedir a outras pessoas para repetir o que disseram;

• Dificuldade em ouvir a televisão, rádio ou telefone;

• Dificuldade em ouvir em locais públicos;

• Dificuldade em localizar de onde vem os sons.

O QUE É UM APARELHO AUDITIVO?

Possui como finalidade ajudar as pessoas com perda auditiva a perceber os sons, através da amplificação do som. Atualmente, graças ao desenvolvimento da tecnologia digital é possível encontrar aparelhos auditivos muito pequenos, que melhoram a compreensão da fala em várias situações e dão suporte às muitas funções do sistema auditivo humano.

PRECISO USAR UM APARELHO AUDITIVO PARA CADA OUVIDO?

Sim. Se você tem perda auditiva em ambos os ouvidos, a protetização bilateral é fundamental. Pois, com os dois aparelhos, o paciente irá escutar mais do que se estivesse apenas com um aparelho, vai conseguir localizar de onde vem o som e vai melhorar a compreensão de fala em situações de ruído.

QUANTO CUSTA UM APARELHO AUDITIVO DA OUVIR MAIS?

Os custos dos aparelhos auditivos podem variar. A Ouvir Mais oferece aparelhos auditivos, com alta tecnologia, com parcelas a partir de R$ 99,90. Além disso, você vai encontrar diferentes formas de pagamento à sua disposição. Faça uma consulta sem compromisso.

QUAIS CUIDADOS DEVO TER COM MEU APARELHO AUDITIVO?

A manutenção adequada irá prolongar a vida do seu aparelho auditivo. Faça disso um hábito. Confira essas dicas:

• Mantenha os aparelhos auditivos longe do calor e da umidade;

• Faça limpezas periódicas. A cera do ouvido pode danificar o aparelho auditivo;

• Evite o uso de spray de cabelo ou outros produtos de cuidado do cabelo enquanto usa aparelhos auditivos;

• Desligue aparelhos auditivos quando não estiverem em uso;

• Substitua as pilhas gastas periodicamente;

• Nunca molhe seus aparelhos;

• Mantenha as baterias de substituição e aparelhos longe do alcance de crianças e animais domésticos.

QUANTAS VEZES PRECISO TROCAR A PILHA DO MEU APARELHO AUDITIVO?

O tempo certo para trocar a pilha está diretamente ligado ao tamanho da pilha, da tecnologia do aparelho e do tempo de uso do aparelho auditivo. Segue uma tabela com o tempo médio de duração das pilhas:

Pilha 10- 5 dias

Pilha 312- 7 a 10 dias

Pilha 13 – 15 dias

Pilha 675- 18 a 20 dias

 

Para Implantes Cocleares, confira aqui as perguntas frequentes.