Como faço para aumentar o tempo de vida útil dos aparelhos auditivos?

A expectativa de vida de um aparelho auditivo pode variar bastante, dependendo principalmente dos cuidados do usuário. Em média a maioria dos aparelhos auditivos podem durar de três a sete anos, mas sem uma boa manutenção esse tempo pode ser drasticamente reduzido.

A durabilidade dos aparelhos auditivos é afetada por uma série de fatores confira algumas dicas importantes sobre os cuidados com o aparelho:

Limpeza

Limpe-os diariamente, conforme indicado pelo seu profissional de saúde auditiva.

Evite quedas

Uma queda pode danificar e até estragar o aparelho impedindo o bom funcionamento do mesmo. O ideal é nunca guarda-lo em um local alto que pode trazer consequências depois de uma queda.

Manter o aparelho longe da sujeira e da poeira

Poeira pode danificar o funcionamento do aparelho auditivo. É importante entender que o aparelho serve para facilitar a audição e deve ser armazenado com muito cuidado. Mantenha seus aparelhos auditivos de poeira, sujeiras e locais em contato com o vento.

Evite umidade

O aparelho auditivo não deve ficar em locais expostos à umidade. Nunca deixe seus aparelhos no banheiro e em caso de uma viagem à praia aumente ainda mais os cuidados

Nunca deixar o aparelho perto de crianças e animais domésticos

Algumas crianças podem confundir o aparelho com um brinquedo e levar o aparelho à boca. Animais também podem também colocar na boca e causar problemas graves.

Utilize o desumidificador

Como vivemos em um clima quente, o uso do desumidificador é indispensável e criar este hábito é muito importante. Sempre que não estiver utilizando o aparelho auditivo ou ao deitar você pode colocar o aparelho no desumidificador e assim estará protegendo contra os danos que à umidade causa.

Remova sempre baterias

Sempre remova as baterias dos aparelhos auditivos que não serão usados por um longo período para evitar a que a corrosão da bateria danifique as peças internas.

Nunca usar panos úmidos para limpeza

Aparelhos auditivos não devem ter contato com umidade, por isso nem na hora da limpeza usar um pano úmido e sempre usar um pano seco, macio e limpo.

A atenção a estes cuidados acima é fundamental para aumentar a vida útil do seu aparelho auditivo, mas infelizmente muitas pessoas acreditam que esses cuidados são paliativos e que teriam pouca interferência no funcionamento. Mas são justamente esses pequenos detalhes que vão influenciar de forma positiva ou negativa no tempo de vida do aparelho auditivo.

Além disso, peça sempre orientação a um profissional para garantir que seu aparelho auditivo tenha uma boa vida útil. Só um profissional qualificado pode responder suas perguntas, informar sobre outras funções e orientar sobre demais situações, como os cuidados com a limpeza, essenciais para melhor conservação e utilização do seu aparelho auditivo.

A Ouvir Mais tem as informações que você precisa para cuidar dos seus aparelhos auditivos. Preencha o formulário no site e nossa equipe de profissionais entrará em contato para um atendimento personalizado.