Conheça as vantagens da adaptação binaural, ou seja, uso de dois aparelhos auditivos

Existem duas formas de realizar a adaptação dos aparelhos auditivos: monoaural ou binaural. A monoaural é a opção que é feita com o uso de aparelho auditivo em apenas uma orelha. Essa adaptação é indicada quando existe a perda auditiva em apenas um dos ouvidos ou quando um deles possui perda profunda sem respostas aos estímulos sonoros. A adaptação binaural é quando o paciente faz o uso de dois aparelhos auditivos simultaneamente.

A maioria da população que possui perda auditiva a tem nos dois ouvidos. Atualmente otorrinos e fonoaudiólogos concordam que optar por usar dois aparelhos auditivos é melhor do que apenas um. Mesmo quando a perda auditiva é mais severa em apenas um dos ouvidos, pois os benefícios em usar dois aparelhos, são muito mais vantajosos e trazem um melhor equilíbrio da audição, resultando em uma experiência auditiva mais natural.

Outro fator importante é a qualidade sonora, que é muito superior quando ouvimos com os dois ouvidos. A fala ouvida com apenas um ouvido pode parecer desafinada e estranha.

De acordo com Patrícia Santos, fono da Ouvir Mais, ao usar dois aparelhos auditivos o paciente consegue perceber outros benefícios como a manutenção do senso de equilíbrio, já que o som é amplificado nas duas orelhas; maior facilidade em distinguir sons e falas em ambientes normais e ruidosos, localização de qual direção o som chega e mais conforto em relação aos níveis sonoros.

“Com a adaptação binaural conseguimos um resultado mais satisfatório com a amplificação dos sons, deixando os ajustes em cada um dos aparelhos auditivos mais baixos, proporcionando um melhor equilíbrio e conforto dos sons, reduzindo as distorções e os sons estridentes, tornando o som muito mais confortável”, explica a fono.

Descubra na Ouvir Mais as vantagens do uso de dois aparelhos auditivos.  Preencha o formulário no site e nossa equipe de profissionais entrará em contato para um atendimento personalizado.